terça-feira, 28 de outubro de 2008

Protesto? Não, é ignorância mesmo.


Pichadores se sentem excluídos e protestam contra o grafite nas ruas de São Paulo.

Arte de Protesto, ou protesto contra arte. Na minha humilde opinião, como apreciadora de arte, principalmente do grafite e contra pichação desenfreada, narcisista e sem sentido, estou completamente decepcionada pela ação dos pichadores “Anarquistas”, uma das justificativas que deram para um ato tão ignorante.

Ir contra a massificação artística como a ação que fizeram, aplaudido na Bienal é uma coisa, “atacar” artistas que estão em ascensão pelo seu talento e sua luta constante para que o grafite fosse finalmente reconhecido como arte, é pura ignorância.

Grafite tem que ficar nas ruas. Sim, nas ruas e nas galerias, porque não. Grafite é arte, arte é para apreciar, arte é para consumir. E viver da sua arte é um reconhecimento, fruto de muito trabalho e oportunidade.

Afinal nenhum artista gostaria de desperdiçar seu talento em uma cadeira de telemarketing.

É possível viver de arte, e ganhar dinheiro com seu talento não é nenhuma vergonha, muito pelo contrário, isso se chama Inteligência. E todos os grafiteiros que são referencia no Brasil e estão expondo no exterior estão aí para provar isso.

O que está acontecendo com essa meia dúzia de pichadores frustrados que não tem coragem, ou não tem talento mesmo, de triunfar através de seu arte e ficam se escondendo atrás de uma parede- pichada, claro- são completos invejosos. Ao invés de se unirem, aprender com aqueles que se aproveitam do seu talento, não, ficam querendo arranjar picuinhas, falando que o grafite foi vendido, que é uma panelinha, não tem mais a mesma característica. Ah, conversinha para boi dormir né, vão ler um livro, estudar mais sobre o que é arte, virar gente. Ignorância é a pior das doenças, e conviver com pessoas como essas ilustra ainda mais o país pobre, sem educação em que vivemos. Felizmente, ao contrário dessa minoria, existem muitos outros que batalham para a inclusão social e artística, e seu entendimento. E, se aqueles ignorantes ainda não perceberam que é exatamente isso que os grafiteiros que eles criticam estão exatamente fazendo esse papel, sinto muito por eles, pois vão continuar à margem de uma sociedade que é tão cruel e excludente.

Um comentário:

Papillon disse...

cade os textos da ruiva? eu qro sempre mais!!!!!
bjao